segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Adeus ano velho...


Alô, Brasil!
Gente, eu fiquei dias postando fotos de editoriais e como a Cler, minha parceira do Hit na Rede, me xingou via twitter dizendo que isso aqui tava parecendo um álbum de recordações, queria pedir desculpas e dizer ao som de Roberto Carlos:
"Eu voltei e agora é pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar" MAOE!
Então amores eu pensei muito sobre o que eu ia escrever e como tá todo mundo fazendo aquele combo retrospectiva de 2009/expectativas para 2010, eu também vou né, porque a originalidade #fail em final de ano, gurias e eu já gastei toda a minha na minha coluna Satisfashion, no Hit na Rede que tá super VALENDO A PENA, então #peloamordedeus passem lá, ok?!
Bom esse ano me senti entediada e comecei o blog. Foi quando o Michael Jackson bailou e a Balmainmania começou. Christophe Decarnin levou a maison aos píncaros da glória em 2009 e rendeu homenagens ao rei do POP nas duas coleções que colocou nas passarelas francesas. A gente super amou e se rendeu aos ombros pagode e ao estilo militar com a maior facilidade do mundo não foi? E pelo visto a gente vai continuar se rendendo.
Neste ano também a gente passou por um perrengue uma crise mundial que, né, surgiu lá da pane no Mercado Financeiro nos EUA e rapidinho bagunçou o coreto/atingiu o resto do mundo. E foi legal pra moda porque apesar de a crise chegar no nosso bolso também, o mundinho fashion ALOCKA! pôde mostrar que nem só de glamour e diamantes vivem as passarelas mundiais.
O nosso inverno foi super cinza e sóbrio, refletindo o momento econômico que nós estávamos atravessando e provando pra quem ainda duvida que a moda só é fútil pra quem quer acreditar nisso.
Foi no inverno que nós ficamos sabendo que a corridinha mais famosa e QUERIDA do circuito nacional de moda ia acontecer pela última vez à frente da Forum. Tufi Duek deixou a direção criativa da marca que fundou há vários anos nas mãos de Fernando Pombal. O que ele deixou mesmo foi um monte de fãs/clientes da marca com saudades. Eu pelo menos me sinto quase órfã.

E se a gente ficou triste com a saída do Tufi no inverno, eu pelo menos posso dizer que ADOREI a escolha do Amir Slama para sua sucessão na Rosa Chá. O MUSO! Alexandre Herchcovitch assumiu os croquis e fez uma coleção bacanérrima para o nosso verão dantesco e agora a gente sabe que pode continuar esperando uma moda praia baphônica por parte da Rosa Chá.
Foi o ano do bandage dress. Hervè Legèr pra todos os lados e várias marcas também fizeram suas versões do modelito uber ajustado. E eles sobreviveram ao inverno e parece que prometem permanecer por algum tempo nas wish lists. (não na minha!)
Se o inverno foi fetichista e sóbrio, as coleções de verão foram A CARA DA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA : o preto e os tons de cinza deram lugar ao NUDE que ninguém agüenta mais, mas é só o que eu MAIS amo usar pra toda vida e para os tons pastéis (que eu não gosto tanto assim!) deixando lugar ainda para aquelas que serão na minha opinião, a IT TREND do verão: as cores flúor. Afinal em ano em que a marca de esmalte preferida das garotas foi a BIG UNIVERSO, era só o que podia acontecer.
A gente também teve o FUÓSHION ROCKS (Katylene, meu bem, eu te amo!) que foi o maior #FAIL do ano em termos de negócios da moda. Por outro lado é notável que a nossa moda deu passinhos bem importantes pra democratização não é? Reinaldo Lourenço colocou suas mãozinhas nas araras da C&A em dose dupla e agora até coleção de verão do Amir Slama a gente vai ter nas fast fashion amiga!
No balanço geral, 2009 foi um que apesar de tumultuado, deixou muita coisa pra gente relatar pro futuro (do tipo eu tava lá quando aconteceu, sabe como?). E o que vai ser de 2010?!
Eu volto dia 02 com uma sessãozinha esperta no melhor estilo TRENDS TO WATCH!

Um beijo meu povo, super 2010 pra vocês, com muito! protetor solar!

@missdandan

Um comentário: