sábado, 9 de janeiro de 2010

Ausländer, Giulia Borges: Fahion Rio is ON, babies!

E o primeiro dia foi bastante movimentado. Rio de Janeiro, quase 40 graus (32 mais precisamente). Para chegar ao Píer Mauá, muito trânsito. Nos corredores, alguma confusão.
Ao contrário da temporada passada um erro bastante criticado foi corrigido: o número de desfiles/dia foi reduzido para esta temporada e a RG Vogue acredita que esse ajuste chegou ao número áureo.

A primeira noite trouxe boas surpresas. A Ausländer fez a minha alegria, assim como também deve ter feito a da minha querida Livia Facirolli, dona do Glamour Paraguaio, apostando na temática glam rock. Para quem acompanha a moda de além mares, a marca não apresentou grandes novidades e sim um mix de Balmain, Givenchy, McQueen. A coleção trouxe para a passarela, além do menino do Rio, Rodrigo Santoro, botas fetiche, vestidinhos curtos com silhueta bastante ajustada, leggings masculinas (será que vai pegar, Brasil?!) e as tão famosas camisetas que, com suas estampas divertidas e nada comuns, fazem o sucesso da marca nas prateleiras do Brasil. Na cartela de cores basicamente preto, cinza, um ou outro toque de branco e uma jaqueta prateada que promete ser o hit da marca neste inverno. Por trás da temática rock é fácil enxergar uma referência gótica e apocalíptica, uma vez que a coleção chega agredir os olhos de quem, como nós, está vivendo um verão dantesco. No entanto é esperta e se o inverno for como o de 2009, bastante praticável.



Giiulia Borges fez, para mim, o melhor desfile do primeiro dia. A estilista se inspirou no medo do escuro que todo mundo sente desde a mais remota infância, provavelmente uma memória ancestral que virou instinto, uma vez que homem sempre foi caça e não caçador durante a noite. A inspiração de Giulia resultou em uma coleção com bons vestidos e sainhas curtinhas de modelagem que variavam do godê até a silhueta acorseletada, (tendência que apareceu nas passarelas de verão e foi bastante comentada) meias-calça de tule point d’espirit, golinhas arredondadas e muitos laços, por todas as partes, além de jaquetinhas curtinhas fofíssimas , pluminhas e franjas que trouxeram para a passarela um perfume infantil. A cartela de cores trouxe o preto, branco e nude em diversas nuances, mas a graça ficou por conta do vermelho (tendência feelings, hein?), maravilhosamente trabalhado pela estilista.



a Fernanda Albano (@fer_albano) está me ajudando a cobrir esta temporada de moda, então meus agradecimentos para ela!
Stay tuned
@missdandan

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

E ela vem chegando: Viva a Temporada de Moda!




Começou! As duas semanas mais esperadas do semestre, pelo menos na minha vidinha, as semanas de moda mais importantes desse Brasilsão de meu Deus vem com tudo e eu não sei vocês, mas eu estou como uma louca em cima do computador, porque já que (ainda) não dá pra estar lá pessoalmente, a gente se joga em cima das informações que chegam do Rio de Janeiro e que chegarão da Bienal do Ibirapuera, assim, fresquinhas, quase que em tempo real.
Como O Fashion RIO começa hoje e alguns dos criadores já liberaram drops tanto para o Chic da Gloria Kallil como para o MARAVILHOSO E FERRAMENTADO Blog LP (usem pelo amor de Deus, é LUXO!), resolvi trazer aqui pro Casulo o que eu acho que nós vamos ver nas passarelas do Inverno 2010 e vamos MORRER! de vontade de usar!

Porque a gente precisa admitir que a moda de rua, que é assunto de tudo quanto é blog nessa vida, justamente pelo fato de ser bem mais praticável começa lá na passarela. A verdade mesmo, é que a passarela influencia a moda de rua e a moda de rua influencia a passarela. O que a gente vai ter vontade de usar (e alguns vão chamar de tendência) vai aparecer ali no Fashion Rio e no SPFW, já com referências das passarelas lá de fora e do que as pessoas que estão enfrentando o invernão nesse momento têm usado pra sair de casa.
As apostas do Casulo:
Cartela de Cores: Tons neutros como marrom, azul marinho, preto, o cinza mescla que deve se segurar firme junto com o nude (será?) e o azul cobalto. O vermelho volta com tudo e de mãos dadas com o dourado. Muito ôro, minha gente!
Modelagens: Se a Coven prometeu colocar na passarela uma coleção inspirada nas guerras, eu aposto em ombros marcados dando continuação à Balmainmania que Christophe Decarnin trouxe à tona nas duas últimas temporadas parisienses. Jaquetas militares e silhoueta ajustada devem continuar nas nossas wishlists invernais. As meninas da Filhas de Gaia trazem uma releitura do Frakeinstein de Mary Shelley com costuras que imitam remendos e estamparia floral que confere aos looks uma atmosfera feminina. Pelos croquis, parece que até aqui, a silhoueta acorseletada que chegou no verão também permanece. Saias tulipa e vestidos curtíssimos também. Victor Dzensk trará para a passarela coleção inspiradas na mitologia grega, o que nos sugere de antemão uma modelagem em viés, a la Vionnet. Auslander aposta em visual rock’n’roll, bem como a coleção entre mundos que a Cantão deverá apresentar. O rock também é aposta visível da queridinha dos fashionistas, Juliana Jabour.


It Trends: Meia calça rendada, vestido curto de manga comprida, DOURADO!,vermelho, ankle boots.
E vocês, o que é que vocês acham que essa temporada de mostra vai mostrar? O que nós vamos ter vontade de usar no inverno 2010!?
Conta aqui nos comentários!
Um beijo,
@missdandan